terça-feira, 9 de novembro de 2010

Fé!


Acredito que a fé é acreditar, crer, algo que sentes, que te dá força, concentração e te motiva a traçar metas, objectivos...a lutar.
Mas a fé não é só dos crentes, penso que nós os fora da linha do menos óbvio, menos esotéricos e mais racionais, não acreditamos em deuses maiores ou menores, não acreditamos em tótens nem em raças superiores, não acreditamos que por milagre vai surgir a salvação dos pecadores, mas por vezes temos fé...temos a sensação de que algo de bom pode acontecer mas que não é promovido por nenhuma entidade, apenas por nós pessoas, que sentimos, amamos, temos raiva, odiamos, trabalhamos, viajamos, ignoramos, e temos um leque infindável de características que promovem reacções em cadeia, que desencadeiam mundos e fundos de potencialidades, de oportunidades, e as pessoas que conhecemos cada uma delas influencia o nosso dia, permite-nos ver outra perspectiva, ver outro ângulo, ver um pouco mais do mundo, da vida, e sim as pessoas com todas as suas singulariedades são fantásticas, mesmo quando monstruosas quando vemos as suas entranhas...quando sentimos de lampêjo vibrar o que de pior têm, o acne do seu ser...vislumbramos por breves segundos o ínfimo do seu ser podre, mas não queremos ver, ignoramos a maioria das vezes, e fechamos os olhos e tentamos sequer nem sonhar com tal cenário, parece-nos tão vil, tão precário ver que aquele ser que admiramos que parece ser tão bom, tenha no fundo algo tão asqueroso, mas é apenas real, somos todos assim, guardamos que nem pérolas verdadeiras, o pior de nós, escondido no sitio mais dificil de aceder...mas quando estamos confortáveis, seguros e com a sensação que nada perdemos, ele liberta-se da sua prisão por momentos...diverte-se um pouco à solta, mas nunca pode ser demasiado tempo...põe em risco a ilusão de posse que temos, e deitamos tudo a perder...

Acredito, que a fé que descrevo nas pessoas se baseia apenas, no BEM e no MAL, essa é a minha fé, existem ambos e coabitam, e todos detém esta dicotomia, entre o bem e o mal, porém há aqueles que se regem com disciplina e não cedem ao mal, ouvem os seus sentidos e sabem quando estão numa situação que podem agir bem ou mal, optam pelo bem, existem outros que também que ouvem os seus sentidos, mas que se desculpabilizam com mil e um motivos para agir mal (mesmo que muitos deles sejam efectivamente legítimos), mas sabem que se desviaram, sabem que não estão correctos...mas continuam..movidos pelo quê? pela vontade de sair da fila, de sentir que n obedecem a regras, que somos criticos, que queremos explorar todas as vertentes as boas e as más, para podermos concluir porque é que o bom é bom e o mau é mau?? soa-me a desculpabilizações todos estes argumentos, mas também confesso...HAJA PACIÊNCIA para sermos sempre bonzinhos...
E vocês são bonzinhos? sentem a linha? trespassam-na? ignoram-na? ou travam e controlam o ser maquiavélico que há em cada um de nós? Acreditam? têm fé em Deus ou em nós Homens com todas as nossas limitações? Ou acreditam que se há um Céu também há um Inferno, e por isso esta dicotomia entre o bem e o mal, entre o certo e o errado...eis outro conceito que dará tema concerteza!!!

3 comentários:

  1. Pois eu sei que primeiro estranha-se, depois entranha-se!Agora...o responsável por essas coisas todas é que eu não sei!!
    Mas acredito que nós, como seres racionais e independentes, desenhamos o nosso caminho embora,muitas vezes, tenhamos dependências de terceiros.Afinal de coisas, vivemos em sociedade.E há coisas muito injustas que acontecem a pessoas de boa indole com destinos sinistros e uns ladrões com uma vida fantástica. Os contrastes são gritantes!Realmente é injusto e muitas vezes nós perguntamos se existe algo superior. Porque, se existisse, tamanhas injustiças jamais seriam permitidas.
    Por outro lado, há tantas coisas na vida que parece que não são ao acaso e, já diz a velha sabedoria "há mais marés que marinheiros", "nada acontece por acaso" ou´"cá se faz, cá se paga"...
    Quero dizer com isto, para finalizar, que muitas coisas acontecem na nossa vida sem entendermos o porquê e chegamos mesmo a ficar revoltados. Mais tarde parece que havia algo divino a zelar por nós e, no final de contas, ainda bem que as coisas aconteceram.
    Parece que foram escritos certos por linhas tortas!

    ResponderEliminar
  2. Muitas questões, ora vejamos:

    -E vocês são bonzinhos?
    Q.b.

    -sentem a linha?
    Sim

    -trespassam-na?
    Tento não o fazer, mas...

    -ignoram-na?
    Não

    -ou travam e controlam o ser maquiavélico que há em cada um de nós?
    Sim, mas tenho um ser muito pouco maquiavélico :)

    -Acreditam?
    Não

    -têm fé em Deus ou em nós Homens com todas as nossas limitações?
    Tenho nos homens, mas a desvanecer dia para dia, apesar de pontualmente surjir um breve e ténue flash de esperança

    -Ou acreditam que se há um Céu também há um Inferno, e por isso esta dicotomia entre o bem e o mal, entre o certo e o errado...:
    Não, mas acho o céu e o inferno é uma boa imagem gráfica para ilustrar o bem e o mal, o certo e o errado, para quem tenha maior dificuldade em fazer essa distinção de outra forma :))

    ResponderEliminar
  3. "Procurar saber porque é que o dia é dia, a noite é noite e o tempo é tempo, seria esbanjar a noite, o dia e o tempo" W.Shakespeare

    ResponderEliminar