terça-feira, 23 de novembro de 2010

Palavrões...

Tenho uma relação estranha com o mundo das palavras "feias", ou "asneiras", ou basicamente palavrões, não são mais nem menos do que palavras designadas como ofensivas, ou de carácter pouco próprio...se é que me entendem, basicamente é "parece mal" (aos outros, a nós???), palavras que proferidas têm uma entoação negativa, pelo menos aos olhos de alguns, eu pela educação, ou porque levei uma bela estalada em miuda quando proferi um simples "merda" á mesa, contive-me sempre de aprender e proferir essa parafernália de termos e palavras bastante expressivas de um estado de espírito...mas confesso que com alguma pena, porque de facto acho que pouco se pode dizer que faça tanto sentido como uma asneira bem metida, a mim sai-me um "fónix", mas agora já nem original é (vieram os CTT roubar-me a asneira) e portanto palavra utilizada por uma empresa e publicitada não tem obviamente um carácter muito mau, aquele carácter abrupto de deixar as pessoas sem palavras, e de explicitar com toda a certeza o nosso humor nesse momento, a nossa eventual irritação ou o nossa louca fúria...nada substitui uma destas:


..a mim ferem-me os ouvidos, ouvi-las da minha boca, soa-me a falso e completamente sem sentido, portanto não vou forçar..., sairem da boca de outros, por vezes até acho piada, e não sou minimamente castradora, acho que cada um se deve expressar da forma que mais lhe aprouver...pelo que me diz respeito, façam-se ouvir, libertem-se e expressem-se, palavrões que sejam, mas sentidos lá no fundo!!! Fónix, que deve saber muito bem, libertar um naqueles momentos em que mais nada parece fazer efeito!!!


3 comentários:

  1. Serei anormal? precisarei psicoterapia? Não, infelizmente somos apenas uma espécie rara, os que não falam palavronês...

    O meu vocabulário alternativo ao palavronês acaba por ser limitado, o que condiciona um pouco a necessidade de, em algumas circunstâncias, exprimir adequadamente o que realmente sinto. Entre:

    - Caraças, Caraitas ou Fosgasse para expressar dôr;
    - Bolas para expressar surpresa ou espanto;
    - Sh!t ou F#ck por ter feito asneirada (anglicanismos no tugacountry, não considero palavronês :P );
    - Mother F#cker para demonstrar a minha "simpatia" ou "agrado" por alguém

    Nunca sai nada de mais digno de nota, talvez apenas em alguma tentativa frustrada de contar uma anedota, e nada mais.

    Desde já, desejo manifestar a minha admiração por todos aqueles que, numa única frase, tem a invulgar capacidade de incluir mais palavras em palavronês que todos os restantes substantivos, adjectivos e artigos juntos em português corrente. Considero isso domínio, mestria nesta linguagem, mais que isso, é Arte, uma Cultura. E viva a Cultura!! :)

    ResponderEliminar
  2. Lembras te do que te disse sobre as Balanças?!Pois é...ai os outros, os outros!

    ResponderEliminar
  3. Eu também não costumo dizer palavrões e também levei uma valente bofetada, quando era miúda,por ter dito "merda". Aparentemente, as bofetadas resolvem o "problema" dos palavrões :)
    Entendo que as pessoas usem palavras mais fortes, chamemos-lhes assim, para expressar o desagrado, a dor ou outro sentimento mais forte, mas o uso gratuito de palavrões choca-me um bocado, confesso.

    ResponderEliminar